sábado, 2 de abril de 2011

"Sertão é dentro da gente"

Existem diversos tipos de cultura no mundo. Porém é dentro de um mesmo país, que compartilha da “mesma cultura”, que encontramos as maiores diferenças. Este é o caso do Sertão Nordestino.

A cultura sertaneja baseia-se no clima do sertão. O baixo índice de precipitações impede o desenvolvimento da agricultura. Logo a região é inclinada à pecuária extensiva (criação de gados). Como se necessita de uma grande área para criação de gado, um pequeno número de homens, os coronéis, vai deter a maior quantidade de terras. E a grande massa populacional, sem terra própria, deverá vender sua força de trabalho a um coronel para ter onde morar.

A cultura nordestina é a forma cultural brasileira que mais se assemelha à idade medieval na Europa. Os senhores feudais seriam os coronéis. Os servos, o contingente populacional. Os guerreiros seriam os jagunços (milícias armadas pelo coronel para defender suas propriedades). Os movimentos contra o regime se personificariam nos cangaceiros e nos intelectuais. E o culto exacerbado à religião, encontraria-se na religião quase mítica do sertão nordestino.










O sertão é uma terra de grandes contrastes. Está em constante movimento, mas nós não o enxergamos. Nós, de outras regiões, temos do Nordeste (sertão), a mesma visão européia da idade média, de atraso. Vemos o Sertão como um lugar seco, árido, atrasado. Um lugar que não cresce que não se desenvolve, não produz cultura e por isso gera tanta retração populacional. Um lugar que não acompanha as mudanças do mundo moderno, que não produz arte, que não tem arte.

Estamos errados.

Basta pegar um cordel que veremos temas como: Genética, clonagem, inseminação artificial, armas nucleares...

O sertão gera cultura, gera arte e é arte. E não precisamos nem citar Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Chico Science, Patativa do Assaré, Graciliano Ramos entre outros para exemplificar a cultura nordestina, basta cantar o verso inicial de Asa Branca, que todos a sua volta repetirão a música de cor e você entenderia o sentido de arte sertaneja.

O Sertão é uma terra de Guerra e Paz, de Amor e Ódio. Um lugar que nos mostra uma vastidão cultural e que tem muito a nos ensinar.

Agora, se você ainda não considera o sertão como um berço de cultura, vá ao Sertão e conheça quem são os “cabras da peste”.


“Sertão é onde manda quem é forte com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado! E bala é um pedacinho de metal” Guimarães Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário