sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sturm und Drang

Tempos atrás, a literatura era o único meio de passar pensamentos e filosofias em massa. Os gêneros literários, nada mais são, do que a expansão no papel dos pensamentos da época. Logo, agem construindo correntes filosóficas e desconstruindo dogmas diversos.

Na década 1770-1780, ocorreu na Alemanha, um movimento de idéias que influenciou muitos intelectuais e as artes, tanto no seu tempo quanto posteriormente.

Este movimento foi chamado de Sturm und Drang, que em português significa: Tempestade e ímpeto.

O movimento representou o prelúdio do romantismo e defendia idéias como: Exaltação da liberdade; Apreço dos sentimentos fortes (paixões calorosas e tempestuosas); Superação dos limites impostos pela fé; Culto à natureza e ao panteísmo; Retorno a cultura Clássica (grega antiga), entre outras.

Os grandes expoentes desse movimento foram: Klinger, Goethe, Johann Herder, Friedrich Schiller... Estes pensadores expunham em suas obras toda a mudança e a revolução que ocorria na Alemanha com os pensamentos divergentes.

Em suas obras, Goethe, aborda muito o individualismo, mesmo esta não sendo uma característica presente do movimento. Obras como Werther e Fausto têm seus enredos todos delineados através do pensamento individualista. Em “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, a personagem principal, tem um pensamento autônomo e utiliza-se do todo para alcançar seus objetivos. Como não alcança seu desejo, o amor de Carlota, acaba enfim, por realizar seu objetivo final. O suicídio.

O Sturm und Drang representou uma grande revolução literária e filosófica, é um movimento conflitante e intenso.

Se você não o conhece, leia livros daquela época, quem sabe você não se identifica com o pensamento.

Um comentário:

  1. João,
    já li Werther, realmente é arrebatador. O autor lida com o tabu do suicídio de uma forma tão natural e sutil, que nos vemos perguntando a nós mesmos o sentido da nossa existência.
    Não é a toa que houve uma maré de suicídios na europa nessa época.
    (y)

    ResponderExcluir