quarta-feira, 22 de junho de 2011

Simetri A irtemiS

Simetria é, em significado geral, a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares.

A simetria é estudada na matemática, porém é aplicada na vida inteira de modo geral. Diversos filósofos utilizaram a simetria em suas teorias.

Segundo Platão, “Belo é tudo aquilo em que as partes se agrupam de um modo coerente para compor a harmonia do conjunto”. Além disso, Platão utiliza conceitos de simetria para compor sua teoria do Mundo das ideias (alma) e Mundo da matéria (corpo).

Aristóteles introduziu o conceito de simetria e Kant baseou-se no conceito para criar o plano fenomênico e o plano noúmenon.

Porém, de acordo com o conceito de simetria (aquilo que resulta na harmonia de combinações) uma coisa não precisa ser exatamente igual à outra para serem simétricas como na imagem acima. A Simetria pode existir em opostos, os próprios opostos já foram simétricos.

Os opostos derivam-se de uma mesma origem, porém as variadas condições os fazem modificar-se da sua natureza até atingirem um grau tal, em que um apresentará as características que faltam no outro. Estes terão a mesma origem desdobrada em características completamente “opostas”.


Já parou para pensar que o ser humano, que encerra em si tantos contrastes, tantas oposições e tantas divergências é proveniente de um mesmo ancestral?

É por isso que é tão difícil viver com seres que são tão simetricamente diferentes...